Blumenau
(47) 3209-0989
Vivo Fixo:
Tim:
 3053-2122
 9 9750-2424
MENU

Tratamentos

Qualidade de quem entende

Periodontia

A Periodontotia é a especialidade da Odontologia que previne e trata das doenças dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamenos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como gengivite ou periodontite.

Gengivite
É a doença periodontal que se limita à gengiva, que inflama devido a presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva É de fácil tratamento. Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e uso do fio/fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam os dentes ainda não foram atingidos.
Os principais sinais são o sangramento após a escovação ou uso do fio/fita dental e a gengiva levemente inchada e avermelhada.
Se não for tratada a gengivite pode progredir para a periodontite.

Periodontite
É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença, o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção.
A gengiva “descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio/fita dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde bucal.

A causa
A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriara, que é um acumulo de bactérias vivas e de resíduos e de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto existem outros fatores que podem agravar a doença como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais, como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

Os sinais
Quem tem doença periodontal dificilmente sente dor. Os principais sinais são:
 • Sangramento ao escovar os dentes e ao passar o fio dental.
• Gengivas vermelhas e/ou inchadas.
• Dentes amolecendo ou mudando de posição.
• Mau-hálito constante ou gosto ruim na boca.

O tratamento
Inicialmente, o tratamento deverá ser feito pelo dentista.
No caso da gengivite, a profilaxia (limpeza), a escovação e o uso do fio/fita dental regulares regridem a doença.
No caso da periodontite, deverá ser feito um tratamento mais profundo como a raspagem, e em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratmento cirúrgico. Deverá haver um controle rigoroso, tanto pelo paciente, através da escovação e uso do fio/fita dental.

A prevenção
Prevenir a doença periodontal é muito fácil!
Basta ter um escovação efetiva e regular e usar diariamente o fio/fita dental.
As visitas regulares ao dentista ajudarão a prevenir essas e todas as outras doenças da boca.

Se durante o uso do fio dental minha gengiva sangrar, devo continuar usando?
Primeiro verifique se você está usando o fio de forma correta.
Se sim, esse sangramento está alertando sobre a presença de bactérias na região. É fundamental que você continue usando o fio na tentativa de removê-las e nos procure para uma avaliação

Após o tratamento devo retornar ao periodontista?
Sim. Há necessidade de retorno periódicos para um tratamento de manutenção. Cada paciente tem uma necessidade específica de retorno. Iremos avaliar o seu caso e daremos a orientação adequada.

Compartilhe

Smalto - Clínica Odontológica
Horário de Atendimento: segunda a quinta-feira das 08:30 ás 12:00 - 13:30 ás 19:00
Sexta-feira das 08:15 as 16:00hrs
Resp. Técnico: Dr. Caio Fernando Benavenute Della Rosa - CRO/SC 11713
Rua 25 de Julho, 930, Sala 03 e 04 - Itoupava Norte - Blumenau / SC
Tel: (47) 3209-0989